terça-feira, 7 de junho de 2011

A utilização do computador no Jardim-de-infância

Como noutros graus de ensino, o computador pode ser introduzido na Educação Pré-Escolar, como meio auxiliar do processo de ensino e de aprendizagem, sendo mais uma ferramenta, entre tantas outras, ao dispor da criança e do educador.
As “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, dão-nos algum incentivo quanto à introdução e utilização das TIC, no Jardim-de-Infância, ao referirem que as novas tecnologias da informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente e que a utilização de meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeada de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário e o qual pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática.
Hoje, muitas crianças têm acesso e estão familiarizadas com os computadores em casa. Mas, no entanto, muitas outras, principalmente as provenientes de ambientes familiares desfavorecidos, não têm esse acesso, estando assim em desvantagem.
Nesse sentido, a introdução e utilização do computador, no ensino Pré-Escolar, será um meio promotor de igualdade de oportunidades para todas as crianças no contacto com as novas tecnologias, as quais mais tarde farão parte do seu meio natural. Consequentemente, será também uma forma de contribuir para a diminuição do número de cidadãos excluídos desta sociedade baseada na produção e circulação da informação.
Andreia

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