quinta-feira, 9 de junho de 2011

Massagens para...





Desde o nascimento, abraçar e acariciar com amor e confiança é vital para o desenvolvimento de uma criança saudável. A massagem para bebés tem por objectivo desenvolver o potencial intelectual e assegurar que a criança seja mais saudável. Mostra que o toque é parte importante do dia-a-dia, nutrindo o corpo, a mente e o espírito da criança, fortalecendo os laços entre pais e filhos. As técnicas de massagem fortalecem o sistema imunológico do bebé; promovem um agradável desenvolvimento físico e mental; estimulam a habilidade intelectual; e ajudam na cura da tosse, resfriado, agitação e outras doenças passageiras.
Embora possa ser considerada novidade em Portugal, trata-se de uma prática bastante comum em Inglaterra e nos países nórdicos, merecendo até a comparticipação da Segurança Social, onde é utilizada como apoio no tratamento de todos os problemas comuns da infância, como febre, vómitos, diarreia e convulsões. Por exemplo a massagem no rosto pode contribuir para melhorar a visão. Ou um simples movimento a imitar o das pás do moinho na barriga, pode ser o remédio certo para muitas das cólicas de que, não raras vezes, as crianças são vítimas.
A massagem para bebés tem por objectivo fortalecer e equilibrar os órgãos internos para que a criança se torne mais resistente a doenças e para estimular o cérebro. A rotina de cuidar da saúde com massagem é uma prática especial para o corpo, destinada a restaurar o equilíbrio das energias para se obter o máximo de saúde e bem-estar. Pode ser realizada a partir do primeiro mês de vida, embora antes o bebé já deva ser tocado, embalado e acarinhado constantemente, de modo a reproduzir as sensações que experimentou no útero para que se acalme e tranquilize.
Para além disso, é uma ferramenta que permite aos pais remodelar a interpretação que o bebé faz do mundo, para libertar a sua dor, medos e stresses, abrindo-se a um estado de maior alegria. É através do contacto pele com pele, que pais e filhos se encontram com exclusividade, dando assim mais qualidade às suas relações e transmitindo, uns aos outros, confiança e segurança, para chegar a um entendimento muito mais profundo, que os acompanhará durante toda a vida.

Mariana Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário